Novas Regras do Google e Yahoo em 2024: Evite que seus e-mails caiam na caixa de spam

Recentemente, o Gmail e o Yahoo! anunciaram alterações significativas em seus requisitos de autenticação de e-mail e políticas de prevenção de spam. Para garantir que você esteja preparado e evite...

Você já se deparou com um monte de e-mails indesejados lotando sua caixa de entrada? Pois é, além de serem irritantes e consumirem nosso tempo, os spams podem ser perigosos. Para evitar esse tipo de problema e reforçar a segurança dos usuários, os serviços de e-mail estão adotando abordagens cada vez mais rigorosas.

Recentemente, o Gmail e o Yahoo! anunciaram alterações significativas em seus requisitos de autenticação de e-mail e políticas de prevenção de spam. Essas mudanças entrarão em vigor a partir de fevereiro de 2024 e podem impactar consideravelmente o sucesso de suas futuras campanhas de e-mail marketing.

Para garantir que você esteja preparado e evite contratempos, reunimos neste post todas as principais alterações e o que fazer para não sofrer prejuízos!

 

Quem será impactado com as novas mudanças?

O impacto dessas mudanças atinge diversos remetentes, dependendo das políticas adotadas pelo Google e pelo Yahoo. Enquanto o Google categoriza remetentes em massa como aqueles que enviam mais de 5.000 mensagens para endereços do Gmail em um único dia, o Yahoo! não oferece uma definição tão clara.

No entanto, por precaução, é aconselhável que todos os praticantes de marketing por e-mail se adaptem a essas regras, independentemente do tamanho da lista de contatos ou da frequência de envio.

 

A autenticação do Gmail e do Yahoo em 2024: Principais mudanças 

1) Enviar emails com o seu próprio domínio personalizado, em vez de usar terminações gratuitas como @gmail.com no seu endereço de remetente.

O uso de domínios de e-mail gratuitos, como @gmail.com ou @yahoo.com, no campo 'De' nunca foi uma boa prática. Além de prejudicar a identidade da sua marca, essa abordagem agora pode resultar na rejeição ou no encaminhamento para a caixa de spam dos seus e-mails, devido às mudanças na política de DMARC do Gmail para “p=quarantine”.

 

2) Autenticar cada email com DKIM e DMARC.

DMARC, DKIM e SPF são métodos de autenticação de e-mail que trabalham juntos para evitar que spammers, phishers e outros indivíduos não autorizados enviem e-mails fingindo ser de um domínio que não são deles.

SPF e DKIM funcionam como credenciais que mostram que o remetente é legítimo, ajudam a provar que o e-mail é real e o DMARC é como um guia para os servidores de e-mail. Ele diz o que fazer se SPF ou DKIM não funcionarem direito - se devem marcar os e-mails como spam ou não.

Quer saber como ativar DMARC na Shopify? Confira o passo a passo neste post: Como Adicionar registro do DMARC na Shopify.

 

3) Manter as taxas de reclamação de spam abaixo de 0.3%.

Ter suas campanhas indo para a caixa de spam é um dos maiores pesadelos de todo profissional de email marketing. Isso pode acontecer por diversos fatores:

  • O usuário recebeu um email não solicitado.
  • O usuário está insatisfeito por receber uma newsletter na qual não se engajou mais.
  • O usuário não sabe como cancelar a inscrição ou achou complicado fazê-lo.

Para manter a qualidade da sua lista de contatos, nós aconselhamos fazer limpezas frequentes, excluindo aqueles que não abrem seus e-mails há muito tempo. Caso isso aconteça, você pode tentar reengajá-los em uma campanha posterior.

Além disso, uma estratégia de segmentação é indispensável. Imagine enviar a mesma mensagem genérica para todos os assinantes de sua lista de e-mails? Embora alguns possam se interessar, a maioria provavelmente ignoraria a mensagem ou até mesmo a marcaria como spam.

A segmentação resolve esse problema, permitindo que você divida sua base de contatos em grupos com interesses e características semelhantes. Isso cria oportunidades para enviar mensagens altamente relevantes e personalizadas para cada grupo.

Construir e manter uma lista com contatos engajados é crucial para o sucesso das suas campanhas de e-mail.

 

4) Permitir o cancelamento da assinatura com um clique e cumprir os pedidos de cancelamento em até dois dias.

Alguns profissionais de marketing tentam esconder os links para cancelar a inscrição nos e-mails, tornando-os difíceis de encontrar. Outros pedem que você faça login em um aplicativo para cancelar.

Mas isso é ruim, pois forçar as pessoas a ficarem na lista prejudica a reputação da marca, aumenta o spam e causa problemas para entregar os e-mails. Usuários do Gmail e Yahoo não gostam disso.

Para evitar problemas, Gmail e Yahoo agora exigem que os e-mails tenham um botão fácil de cancelar a inscrição e confirmem a saída em até dois dias. Certifique-se de incluir o link de cancelamento de inscrição em um local que os usuários possam visualizar facilmente.

Dica: Se você estiver usando Gmail, você pode verificar sua própria taxa de denúncias de spam através do Postmaster Tools.

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